Central de Vendas 11 3251-3962

Vida Social das Coisas, A: As Mercadorias Sob uma Perspectiva Cultural

Mais informações
Autor:
Arjun Appadurai (veja mais livros deste autor)
Editora:
EDUFF(veja mais livros desta editora)

Produto indisponível no momento, quer ser avisado?

Preencha os dados abaixo para ser avisado quando retornar.

Desejo receber newsletter
Produto Não Comercializado
Avalie:

A presente publicação em língua portuguesa da coletânea organizada por Arjun Appadurai (1988) vem completar e somar-se ao conjunto de textos acadêmicos produzidos no contexto da antropologia anglo-americana e francesa sobre o tema do Consumo e do con sumismo modernos nas três últimas décadas do século XX, mas que começaram a ser publicados entre nós somente nos últimos anos (a partir de 2000). Deve ser ressaltado que uma característica fundamental desses textos (...) foi a retomada de uma persp e ctiva propriamente sócio-antropológica sobre o fenômeno do consumo, que desautorizava algumas teses vigentes de caráter transcendente e moral. Esta abordagem surgiu, portanto, como uma ¿terceira via¿ para aqueles que não se adequavam ou não consegu ia m mais enxergar este importante fato social do mundo contemporâneo - o consumo - pela ótica exclusiva das polarizações e dos dualismos. Autores como Bourdieu, Mary Douglas, Marshall Sahlins, Colin Campbell, Daniel Miller e outros demonstraram exat ame nte o contrário, sem caírem na tentação de destituírem o sentido e a importância das formas de sociabilidade tradicionais criadas a partir da família, da produção e do trabalho. Baseados em pesquisas empíricas, eles mostraram que o consumo está n a ba se da formação do gosto, da distinção, sem o que não se poderia falar de individualismo e de estratégias de reprodução de muitos grupos e identidades sociais no mundo moderno. Assim, além de produzir vínculos sociais, o consumo também gera forma s par ticulares de solidariedade, confiança e sociabilidade fundamentais para a vida social. O livro é importante não apenas pelas respostas que cada autor encontrou no seu universo de pesquisa para esta proposição, e que o leitor terá condições de avalia r, mas pela evocação de algo importante em termos metodológicos. A coletânea nos faz lembrar que a pesquisa sociológica não pode de forma alguma ficar refém de objetos pré-construídos. (Laura Graziela Gomes).

Código de barras:
9788522804207
Dimensões:
2.20cm x 14.00cm x 21.00cm
Edição:
1
Marca:
EDUFF
Idioma:
Português
ISBN:
9788522804207
ISBN13:
9788522804207
Número de páginas:
400
Peso:
640 gramas
Ano de publicação:
2022
Encadernação:
BROCHURA