Central de Vendas 11 3251-3962

Trincheiras, Resistências e Utopias Pedagógicas: Escolas Alternativas em Curitiba Durante a Ditadura Militar

Mais informações
Autor:
Maria Rosa Chaves Kunzle (veja mais livros deste autor)
Editora:
UFPR(veja mais livros desta editora)

Por: R$ 40,00 Em 3x de: R$ 14,27

Comprar
Em estoque: com previsão de postagem em até 1 dia útil.
Consulte aqui o valor do frete e prazo de entrega do produto
Opção de parcelamento via cartão de crédito
  • 1x de R$ 40,00 sem juros
  • 2x de R$ 21,05 com juros
  • 3x de R$ 14,27 com juros
Avalie:

Neste instigante estudo que entrelaça História, Memória e Práticas a autora nos proporciona um contato no espaço/tempo com o cotidiano de algumas escolas denominadas “alternativas”: Oca, Oficina, Raphaël Hardy e o Jardim de Infância Pequeno Príncipe. Ao focar o seu olhar investigativo na idealização e práticas dessas quatro escolas, no período militar (1965-1986), sua pesquisa vai além do que comumente acontece no chamado “espaço da escola”. A autora busca nos relatos de uma “memória militante” e numa vasta pesquisa documental entender também a ação dos idealizadores de tais escolas. Isso, desde o enfrentamento político particular à época, passando pelas intervenções policiais que afetaram as suas vidas pessoais, até a experiência corajos a e concreta das escolas que projetaram. Com base nas re?exões de Michel Foucault e Michel de Certeau, o seu trabalho procurou detectar na experiência dessas Escolas Alternativas uma ação cultural em movimento, que se mostrou capa de provocar contes taç ão e resistência à educação formal em pelo menos três aspectos: na organização do espaço e tempos escolares nas discussões de gênero, família e moral e nos debates sobre liberdade e limites. A partir da ótica desses revolucionários educadores, a au tora nos mostra como eles tentaram colocar em prática o sonho de um mundo mais solidário, mais livre e de uma escola que pudesse também contribuir para construir o novo. Sonho este, em parte, partilhado pela autora, que como militante de escola pú bli ca se dedica para que um pouco desse ideal se concretize na educação brasileira. Será que o esforço de tais militantes da década de 1980, para construir uma nova maneira de ensinar e de pensar a escola, criou ressonância? Será que tal sonho reat i vo a uma época de limitações ditatoriais conseguiu forjar uma prática mais livre? A resposta está nas entranhas deste livro intenso, pessoal e deliciosamente rebelde.

Código de barras:
9788584800971
Dimensões:
1.00cm x 15.00cm x 21.00cm
Edição:
1
Marca:
UFPR
Idioma:
Português
ISBN:
9788584800971
ISBN13:
9788584800971
Número de páginas:
164
Peso:
250 gramas
Ano de publicação:
2022
Encadernação:
BROCHURA