Televisão: tecnologia e forma cultural
- Autor:
- Williams Raymond (veja mais livros deste autor)
- Editora:
- BOITEMPO(veja mais livros desta editora)
Por: R$ 57,00 Em 3x de: R$ 20,34
Comprar- 1x de R$ 57,00 sem juros
- 2x de R$ 30,00 com juros
- 3x de R$ 20,34 com juros
Raymond Williams foi intelectual erudito e engajado com os desafios do seu tempo. Professor e escritor prolífico, contribuiu com jornais e revistas, entre as quais a influente New Left Review. Escreveu livros de fôlego que permanecem referências nas áreas da história e da sociologia da cultura. Seus estudos sobre a tragédia e o drama, disponíveis no Brasil, ajudam a pensar elementos que resistem e que se transformam ao longo dos séculos no teatro, no cinema, na televisão e nos meios digitais.A b em-vinda edição em português de Televisão: tecnologia e forma cultural, obra clássica na área, originalmente publicada na Inglaterra em 1974, adensa a bibliografia disponível. O livro deve ajudar a tirar do lugar-comum o debate político-cultural cand ente em que a televisão muitas vezes figura isoladamente como vilã.Em Williams, a televisão é tratada com rara sensibilidade crítica e desprovida de preconceito. No pensamento do autor, não há espaço para questões de valoração apriorística. O livro é escrito por alguém que contribuiu regularmente com o boletim mensal da BBC, que participou de programas de debate cultural na emissora e que teve peça de sua autoria montada na televisão.A experiência de estranhamento do próprio autor para com a tel evisão com sotaque norte-americano é matéria-prima do livro, como ele mesmo relata. Arguto observador participante, Williams foi dos primeiros a pensar as diferenças entre dois modelos que permanecem paradigmáticos: o da TV pública inglesa e o da TV comercial estado-unidense. Essas diferenças dão substância à ideia de forma cultural em oposição ao que ele identifica como determinismo da tecnologia. Seu pensamento marxista elabora a noção de forma cultural de maneira a entender a especificidade d e determinadas relações sociais em certos lugares e momentos históricos. Parte de uma geração de pensadores ingleses que valorizou o estudo de diversas dimensões da vida cotidiana das classes trabalhadoras ao longo do tempo, Williams se diferencia no enfrentamento contemporâneo da indústria cultural. A noção de fluxo, pela qual seus estudos de televisão são mais conhecidos, é elaborada justamente neste livro. A abordagem de programas específicos não poderia deixar de levar em conta a sequência i ninterrupta de programação, marcada pela promiscuidade entre gêneros e anúncios televisivos. Nesse início de milênio, a televisão se transforma na convivência com outras plataformas de captação e visionamento de imagens e sons umas móveis, outras fi
- Código de barras:
- 9788575595046
- Dimensões:
- 1.60cm x 15.40cm x 22.80cm
- Edição:
- 1
- Marca:
- BOITEMPO
- Idioma:
- Português
- ISBN:
- 9788575595046
- ISBN13:
- 9788575595046
- Número de páginas:
- 192
- Peso:
- 310 gramas
- Ano de publicação:
- 2022
- Encadernação:
- BROCHURA