Central de Vendas 11 3251-3962

Se Beber Não Dirija: Representações, Juventude e Publicidade de Bebidas Alcoólicas

Mais informações
Autor:
Luci Mara Bertoni (veja mais livros deste autor)
Editora:
EDICOES UESB(veja mais livros desta editora)

Produto indisponível no momento, quer ser avisado?

Preencha os dados abaixo para ser avisado quando retornar.

Desejo receber newsletter
Produto Não Comercializado
Avalie:

No Relatório Global sobre Álcool e Saúde (2014) da Organização Mundial de Saúde, o consumo de álcool no Brasil está acima da média do consumo mundial. No Relatório são descritas as graves consequências do alcoolismo como acidentes de trânsito, violên cia interpessoal, câncer no esôfago e na laringe, pancreatite, cirrose hepática síndrome alcoólica fetal. O consumo abusivo de álcool por mulheres é também significativo e o aumento do alcoolismo entre jovens é preocupante. Assim, no livro “Se beber não dirija” a professora Dra. Luci Mara Bertoni traz uma questão importante sobre o papel da mídia no consumo de álcool, particularmente, entre jovens. Partindo do pressuposto que a mídia tem um papel significativo na construção de representações s oc iais positivas em relação ao consumo de álcool, associando-o à beleza, ao sucesso, à liberdade, faz uma pesquisa em uma faculdade para saber como os jovens representam o consumo de álcool e, como diz a autora, procurou “adentrar o universo de jove ns universitários e pesquisar suas representações sobre o alcoolismo e afins”. Partindo do referencial teórico da Teoria das Representações Sociais, formulada, inicialmente por Serge Moscovi na década de 1960 e, também, da Teoria Crítica, Bertoni bu scou a influência da mídia na disseminação da ideia de liberdade, felicidade, juventude e virilidade presentes nas propagandas de cerveja. A autora conclui que a mídia pode influenciar o consumo de bebidas alcoólicas pelos jovens, mas este não é o ú nico fator. Este livro representa o resultado de um importante estudo para se compreender o comportamento abusivo do consumo de álcool no Brasil, sendo seu conteúdo útil e necessário para pesquisadores, pais, educadores e os próprios adolescentes.

Código de barras:
9788565608268
Dimensões:
0.00cm x 15.00cm x 22.00cm
Edição:
1
Marca:
EDICOES UESB
Idioma:
Português
ISBN:
9788565608268
ISBN13:
9788565608268
Número de páginas:
95
Peso:
158 gramas
Encadernação:
BROCHURA