Central de Vendas 11 3251-3962

Olhar o Poema: Teoria e Prática do Letramento Poético

Mais informações
Autor:
Débora Cristina Santos E Silva (veja mais livros deste autor)
Editora:
CANONE(veja mais livros desta editora)

Produto indisponível no momento, quer ser avisado?

Preencha os dados abaixo para ser avisado quando retornar.

Desejo receber newsletter
Produto Não Comercializado
Avalie:

Aprendendo a olhar o poema Que é poesia? Para que ela serve? Essas indagações sempre voltam quando se discute a leitura na escola e a formação do leitor, como fazem os articulistas deste livro. Para Voltaire (1694-1778), “um dos méritos da poesia [. ..] é que ela diz mais que a prosa, e em menos palavras que a prosa”. Dessa forma, ela exige um leitor atento, capaz de ir além do texto, perceber os espaços do que não é dito, mas apenas sugerido. Com isso, a leitura de poemas torna o leitor mais p e rspicaz, mais crítico. Mas a poesia, além disso, traz um olhar novo frente ao conhecido. O poeta vê o mundo como as crianças, com curiosidade e encantamento. E faz isso com uma linguagem que, como a infantil, privilegia a sonoridade da língua. Ao l er poesia, tem-se a rara oportunidade de retomar um modo de ver e de se expressar próprios da infância, um tempo em que a emoção se sobrepunha ao pensamento racional. Para que essa capacidade de fruir um texto poético não se perca, a escola deve est imu lar a leitura da poesia – não de versinhos utilitários ensinando coisas ou celebrando datas, mas de textos sensíveis, animados pelo sopro da verdadeira poesia. Rede Goiana de pesquisa em leitura e ensino de poesia Em 2008, por iniciativa de pro fess ores do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás, foi criada a Rede Goiana de Pesquisa em Leitura e Ensino de Poesia. Trata-se de um projeto envolvendo diversos pesquisadores preocupados com o letramento lite rário de crianças e jovens. O grupo, que nasceu na UFG, mas é aberto a outras instituições, vem sendo coordenado por Goiandira Ortiz de Camargo e Jamesson Buarque, ambos docentes da Faculdade de Letras da UFG. Tendo por objetivo discutir quest ões re lacionadas à leitura de textos poéticos na escola e à formação de leitores sensíveis à poesia, o grupo de pesquisadores, a maioria formada por mestres ou doutores em Letras, vem se dedicando a divulgar suas reflexões teóricas e sua experiência prátic

Código de barras:
9788580580105
Dimensões:
0.00cm x 17.00cm x 25.00cm
Edição:
1
Marca:
CANONE
Idioma:
Português
ISBN:
9788580580105
ISBN13:
9788580580105
Número de páginas:
183
Peso:
300 gramas
Ano de publicação:
2022
Encadernação:
BROCHURA