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Moda e Revolução nos Anos 1960

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Autor:
Maria Do Carmo Teixeira Rainho (veja mais livros deste autor)
Editora:
CONTRACAPA(veja mais livros desta editora)

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Moda e revolução nos anos 1960 aposta na potência da roupa e da moda para pensar as sociedades, seus conflitos, hierarquias, rupturas e permanências. Na contramão de uma história historicista, investiga de que maneira a indumentária nos permite anali sar o tempo e a sua aceleração nos anos 1960, as revoluções nos costumes, na sexualidade, nas relações de gênero, mas também as tensões, os recuos, as imposições de gostos. Tendo como foco o Rio de Janeiro, Maria do Carmo Rainho examina o processo d e figuração de um novo “sujeito da moda”, utilizando como fontes os editoriais de moda, a publicidade e os registros da vida cotidiana produzidos pelo jornal carioca Correio da Manhã, entre 1960 e 1970. O cotejo entre essas diferentes imagens possi b il ita à historiadora perceber como as fotografias organizam a experiência temporal e como constroem uma “contemporaneidade imaginada” da qual estão excluídos todos os que não são identificados com a juventude. Assim, a autora se afasta de abordage ns co muns a algumas histórias da indumentária que reduzem os anos 1960 às roupas produzidas a partir de 1965, congelando a imagem daquela década como a da grande quebra dos padrões vestimentares. E observa a necessidade de problematizar essa fratura : por que as mudanças tiveram tamanho efeito? Como essa revolução do vestuário dialoga com outras em curso, inclusive com a revolução sexual e, de modo geral, o que se convencionou chamar de “cultura jovem”? No que se refere à moda, será que também te ríamo s a reverberação comentada por Jean-François Sirinelli ou, em outras palavras, uma representação devedora da herança que aquela geração deixou? Segundo Maria do Carmo, não se deve diminuir ou desqualificar o impacto das mudanças promovidas p elo campo da moda nos anos 1960, deve-se, contudo, localizá-las no tempo e articulá-las com o horizonte de expectativas dos sujeitos coletivos, pensando a década não como um estilo de vida compartilhado, onipresente, uniforme. Só assim será possível , p ara ela

Código de barras:
9788577401673
Dimensões:
0.00cm x 16.00cm x 23.00cm
Edição:
1
Marca:
CONTRACAPA
Idioma:
Português
ISBN:
9788577401673
ISBN13:
9788577401673
Número de páginas:
404
Peso:
670 gramas
Ano de publicação:
2022
Encadernação:
BROCHURA