Central de Vendas 11 3251-3962

Lugar do Público, O: Sobre o Uso de Estudos e Pesquisas Pelos Museus

Mais informações
Autor:
Jacqueline Eidelman (veja mais livros deste autor)
Editora:
ILUMINURAS(veja mais livros desta editora)

De: R$ 52,00 Por: R$ 41,60 Em 1x de: R$ 41,60

Comprar
Em estoque: com previsão de postagem em até 1 dia útil.
Consulte aqui o valor do frete e prazo de entrega do produto
Opção de parcelamento via cartão de crédito
  • 1x de R$ 41,60 sem juros
Avalie:

"O lugar do público não é uma questão nova em cultura e arte. Desde sempre, artistas e os que pagavam para que existisse arte (a cultura existe por si mesma, quase) queriam saber se uma obra iria agradar, alcançar seus objetivos. As respostas que enc o ntravam eram mais imediatas e intuitivas, menos sofisticadas (lembrar que ""sofisticado"" quer dizer também falso, enganoso, artificioso) que as de hoje. Mais tarde, por um lado, deixou-se de acreditar no valor intrínseco da arte e da cultura, que não mais comovem por si mesmas os que decidem sobre ela por outro, os instrumentos de investigação tornaram-se mais complexos e sofisticados (ou ""sofisticados"") terceiro, a ideia de democratização da cultura e da arte deslocou para o foco do públ i co um a reflexão (ou política) antes voltada para o produtor, o artista. E quarto, mais relevante, transformações tecnológicas alteraram radicalmente cultura e arte - bem como seu público, seus criadores e seu lugar na sociedade. Este livro oferece u ma vis ão de conjunto dos rumos desta disciplina que responde pelo nome de ""estudos de público"", do que se fazer para desenvolvê-la e, também, de modo indireto, de como evitar os excessos visíveis no interior desse território de investigação que co rre o ris co de tornar-se autônomo e desligado das preocupações reais dos criadores e dos destinatários da cultura e da arte. As linhas de pesquisa propositivas e positivas emergem aqui ao redor de cinco eixos: 1) a cultura como componente de uma eco nomia e um a sociedade ""em movimento"", sem referentes fixos 2) a mudança nos modos de consumo de cultura e arte 3) o novo papel simbólico da cultura e da arte 4) os novos rumos da produção, difusão e mercado da cultura 5) as possibilidades de plane jamento d a cultura e da arte. E ao lado delas, como marcas d´água de sinal contrário, as ideias que configuram as armadilhas criadas pelos ""estudos de público"" para si mesmos, a cultura e a arte: 1) a tecnocratização da política cultural e, portan to, da cultu"

Código de barras:
9788573214505
Dimensões:
2.00cm x 16.00cm x 23.00cm
Edição:
1
Marca:
ILUMINURAS
Idioma:
Português
ISBN:
9788573214505
ISBN13:
9788573214505
Número de páginas:
368
Peso:
496 gramas
Encadernação:
BROCHURA