Central de Vendas 11 3251-3962

A filosofia no ensino médio: uma análise discursiva dos documentos oficiais

Mais informações
Autor:
Rodrigues Santini (veja mais livros deste autor)
Editora:
APPRIS(veja mais livros desta editora)

Por: R$ 57,00 Em 3x de: R$ 20,34

Comprar
Sob Encomenda: com previsão de postagem em até 12 dia (s) útil (eis).
Consulte aqui o valor do frete e prazo de entrega do produto
Opção de parcelamento via cartão de crédito
  • 1x de R$ 57,00 sem juros
  • 2x de R$ 30,00 com juros
  • 3x de R$ 20,34 com juros
Avalie:

O livro A Filosofia no ensino médio: uma análise discursiva dos documentos oficiais aborda discursivamente todo o processo de inclusão e/ou exclusão da disciplina de Filosofia no currículo oficial, tendo como eixo norteador as seguintes questões: qua is as relações de poder-saber que permearam a questão do ensino de Filosofia no currículo do ensino médio? De que forma essas relações apontam para um tipo de sujeito do currículo? A disciplina de Filosofia retornou ao currículo do ensino médio, em 2 008, com a Lei n. 11.684, que tornou obrigatório o seu ensino. Foram anos de luta e de esforço para essa inclusão, de uma disciplina que no passado tinha um destaque e era compreendida como primordial, dentro de uma perspectiva humanística de educaçã o. Mas as perspectivas mudaram... correntes utilitaristas e pragmáticas atravessaram a educação brasileira, e a Filosofia começou a ser vista de outra forma. A partir da compreensão do currículo como um campo discursivo de práticas e saberes que favo rece tornar o mundo inteligível, que atravessa o sujeito e o constitui, tendo a analítica discursiva de Foucault como ferramenta de problematização, o presente livro discute as relações de poder-saber que permearam a questão da Filosofia no currículo do ensino médio. Para isso, esta obra fundamenta suas reflexões nos estudos no campo do Currículo, em uma perspectiva pós-crítica e na analítica discursiva de Foucault, principalmente com seus conceitos de discurso, relações de poder-saber e sujeito . Esta obra ganha maior relevância com as recentes discussões sobre a possibilidade de seu ensino facultativo no currículo do ensino médio. Mesmo com a pequena carga horária semanal, a boa parcela de professores não graduados em Filosofia, a não acei tação de parte da comunidade escolar da presença da Filosofia no currículo, entre outras dificuldades, a Filosofia possibilita pensar de outro modo os acontecimentos da vida.

Código de barras:
9788547311339
Dimensões:
0.20cm x 14.80cm x 21.00cm
Edição:
1
Marca:
APPRIS
Idioma:
Português
ISBN:
9788547311339
ISBN13:
9788547311339
Número de páginas:
157
Peso:
200 gramas
Ano de publicação:
2022
Encadernação:
BROCHURA