Central de Vendas 11 3251-3962

Filme: Por uma Teoria Expandida do Cinema

Mais informações
Autor:
Philippe-alain Michaud (veja mais livros deste autor)
Editora:
CONTRAPONTO(veja mais livros desta editora)

Por: R$ 82,00 Em 3x de: R$ 29,26

Comprar
Sob Encomenda: com previsão de postagem em até 10 dia (s) útil (eis).
Consulte aqui o valor do frete e prazo de entrega do produto
Opção de parcelamento via cartão de crédito
  • 1x de R$ 82,00 sem juros
  • 2x de R$ 43,16 com juros
  • 3x de R$ 29,26 com juros
Avalie:

"Este livro se propõe a pensar o filme a partir de uma visão ampliada para a história e a teoria do cinema. Uma perspectiva na qual a imagem em movimento é primeiramente analisada de forma independente das suas determinações técnicas, escapando de se u palco tradicional e se expandindo para outros territórios, nos quais se entrecruza com os domínios da arte e da ciência e propicia diversas extensões à experiência cinematográfica. A partir da constatação de que ""o visível foi colocado não como um dado anterior ao filme, porém como uma construção"", Philippe-Alain Michaud nos remete aos estudos cronofotográficos de Étienne-Jules Marey, que elaborou sua ""poética dos corpos móveis"" para revelar aquilo que escapa à visão: o tempo do movime n to no i ntervalo que se subtrai à imagem. Este interstício constituinte do visível é desdobrado nas obras de Hans Richter, Constantin Brancusi, Anthony McCall e Paul Sharits, artistas-cineastas que constroem a experiência cinematográfica a partir d e elemento s fílmicos dissociados, como o fotograma, o feixe luminoso e a superfície de projeção. Nesses trabalhos vislumbra-se um conjunto de relações plásticas e espaciais, cuja visualidade articula o filme não apenas com a fotografia, mas também c om o desenh o, a pintura, a escultura e a arquitetura. Em sua análise dos filmes dos Lumière, invertendo a perspectiva do cinema concebido como espelho do real, Michaud considera que a realidade não foi o objeto último, mas a substância mesma da con st rução do f ilme, capaz de revelar e de ativar suas potências. O mesmo ponto de vista pauta sua abordagem dos filmes documentários de viagem no início do século XX e os ensaios antropológicos de Robert J. Flaherty, nos quais, para o autor, ""não é o r eal que se r eflete no filme, porém, ao contrário, é este que se reconhece na complexidade do real, como no fundo de um espelho"". Esta relação do cinema com o real encontra, por sua vez, um tratamento singular nas obras de Joseph Cornell, Ken J acob s ou Jack Smit"

Código de barras:
9788578661076
Dimensões:
0.00cm x 16.00cm x 23.00cm
Edição:
1
Marca:
CONTRAPONTO
Idioma:
Português
ISBN:
9788578661076
ISBN13:
9788578661076
Número de páginas:
240
Peso:
350 gramas
Ano de publicação:
2022
Encadernação:
BROCHURA