Filme: Por uma Teoria Expandida do Cinema
- Autor:
- Philippe-alain Michaud (veja mais livros deste autor)
- Editora:
- CONTRAPONTO(veja mais livros desta editora)
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"Este livro se propõe a pensar o filme a partir de uma visão ampliada para a história e a teoria do cinema. Uma perspectiva na qual a imagem em movimento é primeiramente analisada de forma independente das suas determinações técnicas, escapando de se u palco tradicional e se expandindo para outros territórios, nos quais se entrecruza com os domínios da arte e da ciência e propicia diversas extensões à experiência cinematográfica. A partir da constatação de que ""o visível foi colocado não como um dado anterior ao filme, porém como uma construção"", Philippe-Alain Michaud nos remete aos estudos cronofotográficos de Étienne-Jules Marey, que elaborou sua ""poética dos corpos móveis"" para revelar aquilo que escapa à visão: o tempo do movime n to no i ntervalo que se subtrai à imagem. Este interstício constituinte do visível é desdobrado nas obras de Hans Richter, Constantin Brancusi, Anthony McCall e Paul Sharits, artistas-cineastas que constroem a experiência cinematográfica a partir d e elemento s fílmicos dissociados, como o fotograma, o feixe luminoso e a superfície de projeção. Nesses trabalhos vislumbra-se um conjunto de relações plásticas e espaciais, cuja visualidade articula o filme não apenas com a fotografia, mas também c om o desenh o, a pintura, a escultura e a arquitetura. Em sua análise dos filmes dos Lumière, invertendo a perspectiva do cinema concebido como espelho do real, Michaud considera que a realidade não foi o objeto último, mas a substância mesma da con st rução do f ilme, capaz de revelar e de ativar suas potências. O mesmo ponto de vista pauta sua abordagem dos filmes documentários de viagem no início do século XX e os ensaios antropológicos de Robert J. Flaherty, nos quais, para o autor, ""não é o r eal que se r eflete no filme, porém, ao contrário, é este que se reconhece na complexidade do real, como no fundo de um espelho"". Esta relação do cinema com o real encontra, por sua vez, um tratamento singular nas obras de Joseph Cornell, Ken J acob s ou Jack Smit"
- Código de barras:
- 9788578661076
- Dimensões:
- 0.00cm x 16.00cm x 23.00cm
- Edição:
- 1
- Marca:
- CONTRAPONTO
- Idioma:
- Português
- ISBN:
- 9788578661076
- ISBN13:
- 9788578661076
- Número de páginas:
- 240
- Peso:
- 350 gramas
- Ano de publicação:
- 2022
- Encadernação:
- BROCHURA