Central de Vendas 11 3251-3962

Evolução do Direito Comercial Brasileiro, A - Da Mercancia Ao Mercado

Mais informações
Autor:
Paula A. Forgioni (veja mais livros deste autor)
Editora:
REVISTA DOS TRIBUNAIS(veja mais livros desta editora)

Produto indisponível no momento, quer ser avisado?

Preencha os dados abaixo para ser avisado quando retornar.

Desejo receber newsletter
Produto Edição Antiga
Avalie:

O livro, que é fruto da tese da autora para concurso de titularidade na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, trata do direito comercial brasileiro e suas mudanças e evolução ao longo do tempo. Na primeira parte da obra, as diretrizes do d ireito mercantil brasileiro, ato, atividade e mercado, a autora, graciosamente, traz um panorama dos períodos do direito comercial brasileiro. No primeiro período dispõe sobre a ênfase do direito comercial sobre o ato de intermediação e sua dout rin a clássica. Já no segundo período, intitulado no livro como o direito comercial e atividade empresarial, do ato de comércio à atividade de produção, delineia aspectos como a empresa e dirigismo econômico, a disciplina da empresa via Carta del L avoro , empresa como instituição, neutralização do conceito de empresa, empresa e liberdade econômica, a complementação do conceito de empresa na doutrina brasileira e, por fim, o novo período de evolução do direito comercial, da empresa ao mercado. A obra segue seu curso trazendo em sua segunda parte as transformações gerais no direito comercial. Em tópicos como a superação da discussão sobre a dicotomia entre direito civil e direito comercial pela realidade, imposição de escrituração a tercei ros, ju risdição especial, proteção contra crises econômicas e falências, unificação das obrigações, locações comerciais, empresa como agente econômico e a importância dos contratos, a autora mostra ao leitor a relevância de tais mudanças no direito comercia l brasileiro. Na terceira parte, com seu brilhantismo peculiar, a autora traça os perfis do mercado. Para isso disserta sobre temas como a dimensão econômica e política do mercado, mercado liberal, concorrência e liberdade, princípios const itucionais econômicos e sua instrumentalidade para o funcionamento do mercado, entre outros aspectos. A obra é fundamental para todos aqueles que desejam conhecer todo o histórico do direito comercial brasileiro, suas modificações através de novas r ealidades s ocial e jurídica, até chegarmos ao atual estágio evolutivo de nosso sistema. Com isso proporciona ao leitor condições de analisar e pensar o direito comercial de forma ampla.

Código de barras:
9788553213450
Dimensões:
2.00cm x 16.00cm x 23.00cm
Edição:
4
Marca:
REVISTA DOS TRIBUNAIS
Idioma:
Português
ISBN:
9788553213450
ISBN13:
9788553213450
Número de páginas:
192
Peso:
300 gramas
Ano de publicação:
2022
Encadernação:
BROCHURA