Central de Vendas 11 3251-3962

Esporte: reflexões sobre educação, política e mercado

Mais informações
Autor:
Junior Rossetto (veja mais livros deste autor)
Editora:
FONTOURA(veja mais livros desta editora)

Por: R$ 34,00 Em 3x de: R$ 12,13

Comprar
Em estoque: com previsão de postagem em até 1 dia útil.
Consulte aqui o valor do frete e prazo de entrega do produto
Opção de parcelamento via cartão de crédito
  • 1x de R$ 34,00 sem juros
  • 2x de R$ 17,90 com juros
  • 3x de R$ 12,13 com juros
Avalie:

No primeiro capítulo, discute o conceito e história do esporte, adotando sua relação com o processo civilizador de Nobert Elias e seus nexos com aspectos sociais, políticos e econômicos que se alteraram ao longo dos anos, desde sua origem no século X VIII na Inglaterra, passando pelo seu grande desenvolvimento no século XX, até chegar aos dias atuais. Este capítulo também busca descrever e analisar as grandes transformações ocorridas no esporte durante o século XX, que alteraram seus princípios, valores e objetivos, até ser reconhecido como direito de todos e dimensionado nas manifestações educacional, de lazer e do alto rendimento para, assim, contemplar todas as pessoas com a diversidade de biotipo, habilidades, objetivos, interesses, etc. Dessa forma, o capítulo detalha o desenvolvimento do esporte moderno e a consequente chegada ao esporte pós-moderno e o surgimento do esporte hipermoderno que faz emergir a esperança da humanização do esporte. O segundo capítulo demonstra, a partir dos referenciais teóricos de Pierre Bourdieu, que a expansão das práticas esportivas acarretou em discussões e conflitos pela detenção do poder e determinação de seu futuro, conforme os diferentes valores, objetivos e interesses dos distintos grupos em disputa, levando à estruturação do campo e surgimento do habitus esportivo. Na sequência, o terceiro capítulo aborda a transformação do esporte em mercadoria a ser consumida em sua fase pós moderna, mais especificamente as modificações engendradas na Copa do Mundo FIFA, pela instituição organizadora e seus parceiros comerciais e midiáticos para torná-la um produto global fetichizado pelo capital, discutindo a mercadoria esporte e seu produto mais espetacular, a Copa do Mundo FIFA, à luz da te oria de Karl Marx. Assim, propõe-se uma reflexão sobre a transformação do esporte, que passa a relegar seus princípios e torna-se mercadoria a ser divulgada pela mídia e consumida indiscriminadamente, juntamente com os produtos correlatos, pelos espe ctadores da indústria cultural que transformam o esporte em entretenimento, somando mais uma mercadoria para a produção e acúmulo de capital. Nas considerações finais procura-se relacionar os conceitos dos teóricos trazidos ao texto com o contexto do esporte na sociedade atual e, então, revelar as dimensões do esporte valorizadas pelo campo esportivo e as esquecidas e latentes, que foram determinantes no desenvolvimento do esporte para se tornar o fenômeno social que hoje se conhece.

Código de barras:
9788583340508
Dimensões:
0.80cm x 16.00cm x 23.00cm
Edição:
1
Marca:
FONTOURA
Idioma:
Português
ISBN:
9788583340508
ISBN13:
9788583340508
Número de páginas:
168
Peso:
370 gramas
Ano de publicação:
2022
Encadernação:
BROCHURA