Esporte: reflexões sobre educação, política e mercado
- Autor:
- Junior Rossetto (veja mais livros deste autor)
- Editora:
- FONTOURA(veja mais livros desta editora)
Por: R$ 34,00 Em 3x de: R$ 12,13
Comprar- 1x de R$ 34,00 sem juros
- 2x de R$ 17,90 com juros
- 3x de R$ 12,13 com juros
No primeiro capítulo, discute o conceito e história do esporte, adotando sua relação com o processo civilizador de Nobert Elias e seus nexos com aspectos sociais, políticos e econômicos que se alteraram ao longo dos anos, desde sua origem no século X VIII na Inglaterra, passando pelo seu grande desenvolvimento no século XX, até chegar aos dias atuais. Este capítulo também busca descrever e analisar as grandes transformações ocorridas no esporte durante o século XX, que alteraram seus princípios, valores e objetivos, até ser reconhecido como direito de todos e dimensionado nas manifestações educacional, de lazer e do alto rendimento para, assim, contemplar todas as pessoas com a diversidade de biotipo, habilidades, objetivos, interesses, etc. Dessa forma, o capítulo detalha o desenvolvimento do esporte moderno e a consequente chegada ao esporte pós-moderno e o surgimento do esporte hipermoderno que faz emergir a esperança da humanização do esporte. O segundo capítulo demonstra, a partir dos referenciais teóricos de Pierre Bourdieu, que a expansão das práticas esportivas acarretou em discussões e conflitos pela detenção do poder e determinação de seu futuro, conforme os diferentes valores, objetivos e interesses dos distintos grupos em disputa, levando à estruturação do campo e surgimento do habitus esportivo. Na sequência, o terceiro capítulo aborda a transformação do esporte em mercadoria a ser consumida em sua fase pós moderna, mais especificamente as modificações engendradas na Copa do Mundo FIFA, pela instituição organizadora e seus parceiros comerciais e midiáticos para torná-la um produto global fetichizado pelo capital, discutindo a mercadoria esporte e seu produto mais espetacular, a Copa do Mundo FIFA, à luz da te oria de Karl Marx. Assim, propõe-se uma reflexão sobre a transformação do esporte, que passa a relegar seus princípios e torna-se mercadoria a ser divulgada pela mídia e consumida indiscriminadamente, juntamente com os produtos correlatos, pelos espe ctadores da indústria cultural que transformam o esporte em entretenimento, somando mais uma mercadoria para a produção e acúmulo de capital. Nas considerações finais procura-se relacionar os conceitos dos teóricos trazidos ao texto com o contexto do esporte na sociedade atual e, então, revelar as dimensões do esporte valorizadas pelo campo esportivo e as esquecidas e latentes, que foram determinantes no desenvolvimento do esporte para se tornar o fenômeno social que hoje se conhece.
- Código de barras:
- 9788583340508
- Dimensões:
- 0.80cm x 16.00cm x 23.00cm
- Edição:
- 1
- Marca:
- FONTOURA
- Idioma:
- Português
- ISBN:
- 9788583340508
- ISBN13:
- 9788583340508
- Número de páginas:
- 168
- Peso:
- 370 gramas
- Ano de publicação:
- 2022
- Encadernação:
- BROCHURA