Efetividade no Investimento em Educação: Planejando Gasto Público e Resultado Educacional no Brasil
- Autor:
- Ricardo José Grossi Fabrino (veja mais livros deste autor)
- Editora:
- PRISMAS(veja mais livros desta editora)
Produto indisponível no momento, quer ser avisado?
Preencha os dados abaixo para ser avisado quando retornar.
Um desafio vinha instigando o autor deste trabalho como servidor público da carreira de planejamento e orçamento atuando na área da educação: o financiamento do ensino seria mais efetivo se pudesse basear-se na comprovação científica de correlação e causalidade entre o gasto orçamentário e o resultado educacional. Essas relações têm sido, porém, postas em questão e consideradas fracas por análises cross-section, especializadas em comparar fenômenos de diferentes instâncias em um único momento. R esolvemos colocar em cheque tais conclusões adotando uma modalidade alternativa de análise, a de séries temporais, tendo como foco a educação básica total no Brasil de 1995 a 2009. Mais rara e trabalhosa, a análise temporal é também mais apropriada e m diagnosticar causalidades, pois consegue interpretar oscilações mútuas não simultâneas das variáveis principais identificando defasagens de tempo entre causa e efeito e introduzindo variáveis de controle nos cálculos para isolar influências exte rna s. Além disso, o poder de prospecção das equações econométricas geradas no processo torna-se ferramenta útil ao planejamento do gasto público no setor. O trabalho traz inicialmente reflexões de cientistas sobre a presença da política e da técnica no planejamento e referências teóricas sobre o processo decisório. São fornecidos conceitos sobre avaliação por indicadores de desempenho e a diferenciação entre correlação, causalidade e relações causais. É apresentado também um contexto histórico inst itucional do financiamento da educação no Brasil. Seguem-se as pesquisas quantitativas e metodológicas para levantamento das séries sobre orçamento e desempenho educacional, baseado este na formulação pelo autor de um indicador sintético de res ultado s referenciados a três atributos principais do ensino: qualidade, universalização e equidade. Testes econométricos revelaram, ao final, forte correlação e evidência de causalidade entre gasto e desempenho na educação, conclusão que vem conferi r eficá
- Código de barras:
- 9788568274293
- Dimensões:
- 1.30cm x 14.00cm x 21.00cm
- Edição:
- 1
- Marca:
- PRISMAS
- Idioma:
- Português
- ISBN:
- 9788568274293
- ISBN13:
- 9788568274293
- Número de páginas:
- 159
- Peso:
- 240 gramas
- Ano de publicação:
- 2022
- Encadernação:
- BROCHURA