Economia artisticamente criativa, A: Arte, mercado, sociedade

Mais informações
Autor:
Xavier Greffe (veja mais livros deste autor)
Editora:
ILUMINURAS(veja mais livros desta editora)

Produto indisponível no momento, quer ser avisado?

Preencha os dados abaixo para ser avisado quando retornar.

Desejo receber newsletter
Avalie:

O que Andy Warhol, Walt Disney, Tiffany e Chanel têm em comum? A expressão usual é economia criativa. Como a economia, porém, é sempre de algum modo criativa, Xavier Greffe, da Sorbonne, concentra-se naquilo que é de fato criativo, a arte, para avali ar seu peso na sociedade contemporânea e traçar sua história recente com o fato econômico. Recorrendo à filosofia e à estética tanto quanto à economia, o autor discute  o papel da arte e da cultura a partir das crises de reestruturação econômica dos anos 70 do século XX, quando países como a Inglaterra (onde a expressão primeiro se firmou) viram na criatividade um meio para criar empregos e refundar valores num momento em que ruía o paradigma industrial. A arte como alavanca da sociedade é uma proposta de renovação da vida cotidiana e econômica. O tom provocativo deste livro não pode passar despercebido. Economia criativa é a mais recente palavra de ordem  das políticas públicas e motor da iniciativa privada de ponta, numa época e m que o poder econômico e cultural concentra-se nos produtores de novos conhecimentos cujos efeitos alteram radicalmente a vida humana. Vai longe, pelo menos nos países desenvolvidos, o tempo em que a riqueza nacional baseava-se na posse de matérias- primas ou, mesmo, na capacidade de transformá-las industrialmente. Hoje, essa riqueza e o avanço social por ela permitido dependem de uma economia fundada na informação e na inovação, que é a criatividade transformada em obra ou produto. Longe dos di scursos ocos e repletos de banalidades que se limitam a louvar uma novidade que não o é tanto,  neste livro de amplo escopo e claro nas proposições Xavier Greffe, professor da Sorbonne, mostra quais aspectos da arte são hoje de fato relevantes p ara o desenvolvimento. Evita as ideias feitas sobre o tema e investigando os conceitos relevantes de criatividade, o autor verifica como ela se manifesta nesta etapa do capitalismo avançado e quais os problemas práticos de gestão enfrentados pelos em preendimentos criativos. Um interesse particular deste livro está na análise de iniciativas que mesclam arte e negócio, como a Fábrica de Andy Warhol, o cinema de Walt Disney e os caminhos do design e da moda trilhados por Tiffany, Gallé ou Chanel. A opção desses criadores por borrar as fronteiras entre arte e mercado, mantendo elevada a função estética de seus produtos sem deixar de visar o lucro, permite entender o amplo arco cultural iniciado no século XIX com os movimentos Arts & Crafts

Código de barras:
9788573214871
Dimensões:
5.00cm x 16.00cm x 23.00cm
Edição:
1
Marca:
ILUMINURAS
Idioma:
Português
ISBN:
9788573214871
ISBN13:
9788573214871
Número de páginas:
192
Peso:
120 gramas
Ano de publicação:
2022
Encadernação:
BROCHURA