Central de Vendas 11 3251-3962

Dicionário da Cibercultura

Mais informações
Autor:
Gabriel Otman (veja mais livros deste autor)
Editora:
INSTITUTO PIAGET(veja mais livros desta editora)

Produto indisponível no momento, quer ser avisado?

Preencha os dados abaixo para ser avisado quando retornar.

Desejo receber newsletter
Produto Não Comercializado
Avalie:

O dicionário é composto por palavras que designam conceitos e objectos ligados às novas tecnologias da informação e da comunicação. Provêm principalmente da informática e das tecnologias ligadas à Internet, aos jogos de vídeo, ao telemóvel, ao multi média, mas também à exploração espacial, à segurança automóvel, às novas profissões, aos progressos médicos, etc. Designam objectos ou técnicas que geralmente só existem no estado de protótipo ou de novidades tecnológicas propostas a alguns privileg i ados com sorte ou a adeptos precursores. Contudo, o seu uso está destinado a generalizar-se e a banalizar-se nos próximos anos e fará parte do nosso quotidiano no limiar do novo século. Estas palavras são hoje utilizadas pelos investigadores, pelos i ndustriais e pelos utilizadores mais entusiastas. Podemos encontrá-las na imprensa especializada e, num dado momento, emergem na imprensa destinada ao grande público. Privilegiámos voluntariamente os suportes destinados a um público pouco especial iza do. O seu período de irrupção é recente e concentrado (globalmente de 1995 a 1997). No entanto, permite destacar já sinais de evolução muito nítidos (preferência por um sinónimo, estagnação de determinada expressão, desaparecimento previsível de um v ocábulo...). A presença frequente de aspas nos termos propostos tem valor de indicador de novidade e, por vezes, de hesitação, por parte do redactor. As citações de obras de livraria são voluntariamente limitadas e excluímos os romances de ficç ã o cie ntífica. Embora seja certo que nestes abundam os neologismos (alguns dos quais conhecem mais tarde belas carreiras na língua corrente), trata-se sobretudo de criações de autores que correspondem a conceitos inventados ou a técnicas fictícias ou imagi nárias. Inversamente, um vocábulo impresso num diário de grande difusão ou numa revista especializada de vulgarização atingirá imediatamente um público muito numeroso, ao mesmo tempo que se baseia - o jornalismo a isso obriga - numa utilizaç ão já est

Código de barras:
9789727714483
Dimensões:
3.00cm x 16.00cm x 24.00cm
Edição:
1
Marca:
INSTITUTO PIAGET
Idioma:
Português
ISBN:
9789727714483
ISBN13:
9789727714483
Número de páginas:
438
Peso:
620 gramas
Encadernação:
BROCHURA