Democratização ou Cerceamento?: Um Estudo Sobre a Reforma do Ensino Médio Técnico dos Anos 1990
- Autor:
- Maria Da Conceição Calmon Arruda (veja mais livros deste autor)
- Editora:
- INTERCIENCIA(veja mais livros desta editora)
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Este livro tem como pano de fundo as mudanças porque passa o mundo do trabalho e a demanda por um trabalhador mais qualificado. O senso comum associa a educação como um elemento propulsor da competitividade dos países e dos indivíduos em um contexto de acirramento da competitividade intercapitalista e da adoção de uma série de políticas desfavoráveis a quem vive do trabalho. É neste contexto que a reforma do ensino médio técnico dos anos 1990 foi apresentada à sociedade brasileira, como uma me d ida que não só propiciaria a universalização do ensino médio, como a democratização do acesso dos alunos das camadas populares à rede federal de ensino técnico. A partir do questionamento da capacidade da arquitetura da reforma em contribuir para a d emocratização do acesso, realizamos uma pesquisa de cunho quantitativo com 302 alunos de três escolas técnicas da região metropolitana do Rio de Janeiro e concluímos que longe de ter um compromisso efetivo com a democratização do acesso das camada s p opulares ao sistema de ensino, a concepção de educação que norteou a reforma buscou consolidar a educação profissional como o caminho natural das camadas populares. Afirmamos, ainda, que as escolas técnicas federais não são escolas de elite porq u e tê m como proposta uma formação para o trabalho, o que, independente das aspirações de seus alunos, vai estabelecer uma socialização diversa da proposta pelas escolas de elites.
- Código de barras:
- 9788571933538
- Dimensões:
- 0.00cm x 16.00cm x 23.00cm
- Edição:
- 1
- Marca:
- INTERCIENCIA
- Idioma:
- Português
- ISBN:
- 9788571933538
- ISBN13:
- 9788571933538
- Número de páginas:
- 170
- Ano de publicação:
- 2022
- Encadernação:
- BROCHURA