Benjamin e a Obra de Arte: Técnica, Imagem e Percepção
- Autor:
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"Nos primeiros trinta anos do século XX já era intensa a reflexão sobre a cultura de massas. Coube a Walter Benjamin (1892-1940) redigir o texto que se tornou referência no tema: ""A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica"". Sintético e ab rangente, ele analisa o impacto das imagens técnicas e as novas formas de percepção na modernidade. Até épocas recentes, a obra era única, e as cópias eram falsificações. Mas a simbiose entre técnica e arte produziu alterações tanto na criaç ão q uanto na recepção. Além da possibilidade ampliada de reproduzir obras, também surgem obras criadas para serem multiplicadas em série, especialmente graças à fotografia e ao cinema. A contemplação individual de uma obra única deu lugar à percepç ã o col etiva e distraída de cópias amplamente disseminadas. O novo contexto eliminou a ""aura"", aquela combinação de inacessibilidade, originalidade e autenticidade que nascia de uma relação específica entre o observador e o objeto artístico. Fa bricadas em massa, as mercadorias da indústria cultural também são produzidas para as massas. À obra de arte assim reificada corresponde a alienação de seus consumidores na recepção coletiva, agora tornada universal. O componente tradicional da h era nça cultu ral desaparece, mas de alguma forma também é retomado. O culto aos ídolos, promovido pela indústria cinematográfica, e a estetização fascista da política tentam renovar a ""aura"" na era da mídia e da política de massas. Benjamin conclu i, p remonitoriam ente, em 1934: ""O fascismo busca organizar as massas proletárias, sem no entanto tocar no regime de propriedade que essas massas desejariam abolir. Vê sua salvação não em fazer valer o direito das massas, mas em permitir que elas s e man ifestem. [...] O fascismo desemboca, portanto, em uma estetização da política. [...] Todos os esforços para estetizar a política culminam em um só lugar: a guerra."" O ensaio de Benjamin teve várias versões, com diferenças significativas. A que o autor conside"
- Código de barras:
- 9788578660543
- Dimensões:
- 1.50cm x 16.00cm x 23.00cm
- Edição:
- 1
- Marca:
- CONTRAPONTO
- Idioma:
- Português
- ISBN:
- 9788578660543
- ISBN13:
- 9788578660543
- Número de páginas:
- 256
- Peso:
- 600 gramas
- Ano de publicação:
- 2022
- Encadernação:
- BROCHURA