Central de Vendas 11 3251-3962

A teoria dos campos conceituais e o ensino de cálculo

Mais informações
Autor:
Santos Cardoso (veja mais livros deste autor)
Editora:
APPRIS(veja mais livros desta editora)

Produto indisponível no momento, quer ser avisado?

Preencha os dados abaixo para ser avisado quando retornar.

Desejo receber newsletter
Produto Fora de Catálogo
Avalie:

Os professores Melina Silva de Lima e José Vicente Cardoso Santos trazem nesta obra uma proposta inovadora de aplicação da teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud ao ensino de Cálculo Diferencial, passando antes pela detecção de possíveis in variantes operatórios e posterior aplicação em sala de aula. É inovadora, tendo em vista que os pesquisadores foram os primeiros no Brasil a elencar os conceitos da teoria de Vergnaud ao ensino de Cálculo, relação antes considerada incompatível. Hoje , diversos grupos de pesquisa em todo o mundo pesquisam a teoria dos campos conceituais e a aplicam ao ensino de física, de química e de distintas áreas da matemática. Assim, embora o foco seja o ensino de Cálculo, ele serve de alicerce aos que prete ndam tanto estudar novas formas de ensiná-lo quanto aos que queiram conhecer a teoria. Além disso, pode ser consultado por aqueles que, em qualquer disciplina, tencionem estabelecer metodologias para detecção de possíveis invariantes operatórios ou m esmo compreender os principais elementos constituintes da mesma, tais como o tripleto (S,R,I), seus significados e suas relações com Piaget e Vygotsky. Tanto aqui no Brasil quanto em outros países, temos grupos de pesquisadores aplicando conceitos da teoria ao ensino de Física e da própria matemática, o que mostra que as possibilidades não se restringem apenas à utilização dos campos conceituais nas estruturas aditivas e multiplicativas, para as quais a teoria foi originalmente proposta. Melina Silva de Lima e José Vicente Cardoso Santos, ambos professores, compreendem que a pesquisa em Educação nunca finda-se, pois cada sala de aula e, mais especificamente, cada aluno, traz contribuições, indagações, investigações e fomento à continuidade do trabalho. Boa leitura!

Código de barras:
9788581927169
Dimensões:
0.20cm x 14.80cm x 21.00cm
Edição:
1
Marca:
APPRIS
Idioma:
Português
ISBN:
9788581927169
ISBN13:
9788581927169
Número de páginas:
227
Peso:
200 gramas
Ano de publicação:
2022
Encadernação:
BROCHURA